Dicas de alongamento para evitar dores na coluna

Dores na coluna

As dores na coluna são queixas cada vez mais comuns na sociedade moderna, especialmente em função de hábitos como o sedentarismo, o excesso de horas sentado, o uso inadequado de dispositivos eletrônicos e posturas incorretas no ambiente de trabalho. Não é à toa que mais de 600 milhões de pessoas sofrem ou já sofreram dessa patologia, segundo um estudo publicado na revista “The Lancet Rheumatology”, em 2020. 

A boa notícia é que é possível mudar essa realidade com uma medida bem simples: alongamento. Embora a correria do dia a dia seja um empecilho para a prática de movimentos que alongam os músculos e demais membros do nosso corpo, ela é uma verdadeira aliada na prevenção de desconfortos e no cuidado com a saúde da coluna vertebral. 

Introduzir uma rotina de alongamentos regular na sua vida vai contribuir para uma série de fatores, dentre eles, podemos citar melhora da flexibilidade muscular, o que reduz a rigidez que sobrecarrega a coluna e, com isso, vai favorecer para uma postura mais adequada.

Além disso, ao alongar o nosso corpo, estamos estimulando a circulação sanguínea, melhorando a mobilidade das nossas articulações e reduzindo o risco de lesões musculares e articulares. Por isso, praticar movimentos simples no dia a dia pode fazer toda a diferença, especialmente para pessoas que passam muito tempo em uma mesma posição. 

Benefícios do alongamento para dores na coluna 

A nossa coluna é composta por tendões, ossos, ligamentos e músculos, sendo a estrutura óssea que permite nossos movimentos e suporta o peso do nosso corpo. É preciso que cuidemos dela com atenção e carinho. 

Se você busca prezar pela saúde da sua coluna e quer preveni-la de dores e desconfortos, especialmente aqueles que estejam relacionados com as causas que citamos no início do texto: sedentarismo, postura e tensões, então é preciso colocar uma rotina de alongamentos que vão proporcionar uma série de benefícios. 

A começar pela flexibilidade dos músculos e tendões que sustentam a coluna. Quando conseguimos aumentar a flexibilidade dos nossos músculos, vemos uma melhora na amplitude do movimento das articulações, tornando a execução de movimentos naturais do corpo sem sobrecarregar a coluna ou gerar compensações que são prejudiciais. 

Ao alongar, você promove um alívio das tensões musculares, especialmente quando se passa longos períodos em uma mesma posição, como: muito tempo sentado, em pé ou dirigindo, por exemplo.

Quando ficamos por horas nessas mesmas posições, os músculos ficam mais tensos, especialmente na região cervical, dorsal e lombar. Quando praticamos movimentos para alongar esses músculos, liberamos a tensão, promovemos o relaxamento e o alívio das dores

É preciso dizer que passar muito tempo com os músculos encurtados ou rígidos, corremos um sério risco de sofrer lesões, como distensões e lombalgias. O alongamento prepara os músculos para o movimento, diminuindo as chances de traumas e sobrecarga. 

O encurtamento muscular pode causar, inclusive, desvios posturais. Por isso, alongar regiões como da lombar auxilia na manutenção de uma postura mais alinhada, reduzindo os impactos nos discos intervertebrais e nas estruturas articulares. 

Confira alguns alongamentos para a coluna 

O alongamento é uma estratégia simples, acessível e bastante eficaz para manter a saúde da coluna, porque é uma forma de melhorar sua flexibilidade, aliviar as tensões e prevenir contra lesões. Se realizado de forma consciente e respeitando os limites do corpo, você só tende a ganhar

A seguir, confira alguns movimentos que você pode começar a colocar em prática no seu dia a dia: 

Alongamento do pescoço

Comece inclinando a cabeça para os lados, mantendo cada posição por alguns segundos. Faça o movimento também deslocando a cabeça para frente, como se estivesse olhando para o chão e ao contrário: olhando para cima. 

Flexão do tronco

Esse alongamento pode ser feito sentado ou em pé. Você precisa dobrar o corpo à frente, tentando alcançar os pés com as mãos. Esse movimento vai alongar toda a lombar e os músculos posteriores da coxa. 

Sentar-se sobre os calcanhares

Fique de joelhos no chão e encoste os glúteos sobre os calcanhares, na sequência aproxime o tronco do chão, mantendo as mãos esticadas à frente. 

Rotação do tronco 

Sentado ou em pé, gire o tronco lentamente para cada lado, mantendo a pelve estabilizada, favorecendo a mobilidade da coluna torácica. 

Joelho no peito 

Deite-se com as costas no chão e deixe os joelhos dobrados. Em seguida traga-os próximos ao peito, podendo ajudar com as mãos. É importante que você mantenha os ombros e a cabeça encostados no chão. Em seguida, traga a cabeça em direção aos joelhos, esticando a parte superior das costas. 

Extensão da coluna 

Deitado de barriga para baixo, apoie as mãos no chão e eleve suavemente o tronco, promovendo a abertura da região lombar. Esse alongamento é ideal para quem passa muito tempo sentado. 

Atenção para dores que não cessam

Caso as dores na coluna se tornem frequentes ou intensas, é indispensável procurar uma avaliação médica. Muitas vezes, desconfortos recorrentes podem estar associados a alterações estruturais, que exigem tratamentos mais específicos. 

Em casos de hérnia de disco, por exemplo, as medidas mais básicas como os alongamentos, podem não resolver. E, quanto maior for o comprometimento estrutural, mais se torna necessário a introdução de procedimentos e técnicas como a infiltração guiada por imagem, que alivia a dor e a inflamação de forma precisa. Ou até mesmo a cirurgia endoscópica da coluna, minimamente invasiva e que permite uma recuperação rápida e com excelente eficácia, devolvendo qualidade de vida ao indivíduo. 

Por isso, enquanto médico especialista em coluna, eu recomendo que você inclua a rotina de alongamentos no seu dia a dia, mas sempre busque auxílio para receber orientação especializada, especialmente se as dores na coluna se prolongarem. Você pode agendar uma consulta comigo no meu site

Durante meus anos dedicados a estudos sobre essa parte do corpo humano, entendi a importância de prezar por procedimentos menos invasivos, porque entendo a preocupação e receio que as pessoas sentem ao falar de cirurgias na coluna. Acredito que é possível devolver a qualidade de vida ao paciente sem traumas e de maneira rápida.

Convido você a conhecer mais sobre o meu trabalho no meu site e nas redes sociais

categorias e tags

Quem leu este post leu também :)

Principais causas de dor nas costas e como tratá-las

Se você sofre com dor nas costas com frequência, saiba que não está sozinho. Essa é...