Conviver com dor não é algo que deva ser normalizado, especialmente quando o incômodo é em regiões que, ao passar do tempo, começam interferir no nosso dia a dia, como dores lombares, nos joelhos, entre outras partes do corpo que são responsáveis pelo nosso movimento. É neste momento que se torna importante ter o acompanhamento de um bom médico ortopedista.
O profissional, responsável por cuidar de todo o aparelho locomotor (ossos, músculos, articulações e ligamentos) do nosso corpo, é a pessoa ideal para tratar das dores, que por menor que sejam, jamais devem ser banalizadas. O médico ortopedista é quem vai ajudar a encontrar uma solução mais rápida e eficaz para acabar com estes incômodos.
O que faz um médico ortopedista?
A ortopedia, como já citamos, é uma especialidade da medicina responsável por tratar de todo o sistema motor. O médico pode avaliar lesões locais, de forma isolada, ou em conjunto, quando pensamos em problemas de postura, por exemplo.
As lesões, por sua vez, podem ser aparentes com inchaços ou manchas, mas também podem estar ocultas, ou seja, o paciente sente a dor, mas elas não estão aparentes, que possam ser vistas a olho nu.
O profissional dessa área é responsável por:
- Solicitar exames;
- Realizar consultas;
- Realizar diagnósticos;
- Elaborar tratamentos;
- Prescrever medicamentos;
- Realizar cirurgias;
- Acompanhar a recuperação do paciente; e
- Indicar uma equipe de fisioterapia.
O médico ortopedista só pode se especializar nesta área, após a formação em clínico geral. Esta especialização demanda mais alguns anos de estudo e, no final, ele participa do exame para receber o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A partir daí, é permitido escolher atuar nas seguintes áreas:
- Artroscopia e Traumatologia do Esporte;
- Coluna;
- Joelho;
- Mão;
- Ombro e Cotovelo;
- Oncologia Ortopédica;
- Ortopedia Pediátrica;
- Osteoporose;
- Quadril;
- Reconstrução e Alongamento Ósseo;
- Tornozelo e Pé; e
- Trauma Ortopédico.
No Brasil há 18.998 médicos especializados em Ortopedia e Traumatologia, segundo a Demografia Médica de 2025 feita pela USP.
O que avaliar na hora de escolher seu médico ortopedista?
Com um número expressivo de especialistas em Ortopedia e Traumatologia, imagino que a principal dúvida é: como eu sei que estou escolhendo um bom médico ortopedista?
Por isso, vamos colocar na sequência, algumas dicas do que é importante levar em consideração na hora de escolher o seu profissional.
Defina a área
Antes de tudo, é necessário identificar qual região do corpo você está sentindo dor, porque como deu para perceber, o médico ortopedista se especializa em uma parte específica.
Busque indicações
Como há diversos profissionais na especialidade, o ideal é pedir indicações para estreitar a lista com as opções dos médicos.
Nesse sentido, peça opinião de amigos, familiares e de pessoas conhecidas. Entender a experiência delas e de como foram atendidas é um excelente ponto de partida.
É importante ouvir a opinião de várias pessoas, porque o especialista pode ter oferecido um excelente atendimento para uma, mas para outras, não.
Opte por um médico ortopedista qualificado
Além das indicações de pessoas conhecidas, faça uma pesquisa sobre o profissional. O nome dele deve constar em duas listas de referência na área médica: no Conselho Regional de Medicina (CRM) – entidade que regula todos os médicos formados no Brasil; e na associação ou sociedade brasileira da especialidade.
Esses dados são conferidos facilmente pela internet nos sites de referência de cada entidade. Nessa consulta você também acessa títulos, cursos e experiências do profissional. Afinal, o tempo em que o médico ortopedista atua é fundamental para que consiga diagnosticar problemas mais desafiadores e tratá-los.
Cheque a disponibilidade
Profissionais que tenham ótima reputação e são muito recomendados acabam tendo uma agenda de atendimento mais restrita e o paciente não consegue consulta rápida. Dependendo da situação, a pouca disponibilidade pode comprometer o diagnóstico e tratamento por conta de atrasos.
Nesse sentido, pense em buscar uma outra opção para que seu tratamento seja feito no tempo certo, antes de a dor e o problema já terem se instalado.
Faça sua avaliação própria
A opinião, tanto de pessoas próximas a você, como de pacientes, é importante para escolher o médico ortopedista, mas nada como tirar as suas próprias conclusões ao passar por uma consulta avaliativa. Veja, durante o atendimento, se ele dá atenção, olha nos seus olhos, tem uma escuta ativa, educação e se passa confiança e segurança.
Já conhece o meu trabalho?
Muito prazer, sou o Dr. Thiago Soares, médico ortopedista e cirurgião da coluna.
Sou formado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo) com residência médica em ortopedia e traumatologia e cirurgia da coluna vertebral pelo IOT-HCFMUSP. Além disso, sou pós-graduado em dor, pelo Hospital Sírio Libanês.
Atualmente faço parte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Sociedade Brasileira de Coluna.
Tenho mais de 10 anos de experiência e mais de 30.000 horas de estudo sobre a coluna.
Mais do que todos os títulos e experiências que carrego ao longo da minha vida como médico ortopedista, acredito que cada paciente é único, com suas dores e seus problemas, portanto, prezo por um atendimento atencioso, acolhedor, sempre com foco em aliviar a dor e promover o bem-estar de forma segura e eficaz.
Nos meus anos de estudos, cheguei a métodos minimamente invasivos como a infiltração guiada por imagem que alivia a dor e a inflamação de forma precisa, e a cirurgia endoscópica da coluna que permite uma recuperação rápida e com excelente eficácia, devolvendo qualidade de vida ao paciente.
Embora a palavra cirurgia assuste, com esses métodos é possível que o paciente volte a se movimentar sem dores, sem traumas e de uma forma muito rápida.
Convido você a conhecer mais do meu trabalho nas minhas redes sociais e as minhas especialidades em tratamento.