Para quem gerencia a saúde da família, tomar decisões seguras e de menor risco é propriedade. Especialmente quando o assunto é o cuidado com a coluna vertebral, é natural que se busque tratamentos antes de pensar em uma cirurgia nas costas.
O medo do desconhecido afasta a pessoa de procurar por informações, resultados e eficácias de procedimentos cirúrgicos, por isso, neste artigo vamos abordar sobre os tipos de cirurgia nas costas e mostrar que, com profissionais especialistas e capacitados, é possível voltar a ter uma vida normal, com mais qualidade e sem dor.
Ambas as técnicas têm a mesma finalidade
Ao receber a indicação da necessidade de um procedimento cirúrgico na coluna, nós sabemos que gera um certo pânico, principalmente por ser algo novo para os pacientes. Por isso, é tão importante entender as técnicas que temos hoje na medicina que ajudam as pessoas voltarem a ter uma vida normal e sem dor.
Tanto a cirurgia tradicional quanto a minimamente invasiva têm a mesma função, ou seja, tratar uma determinada doença nas costas. Porém, são procedimentos bem diferentes um do outro. Vamos falar um pouco mais a seguir.
As abordagens tradicionais de cirurgia nas costas costumam envolver cortes maiores, maior manipulação dos tecidos e, consequentemente, um período de recuperação mais longo e, muitas vezes, mais doloroso.
Já as técnicas minimamente invasivas, cada vez mais em evidência, permitem tratar o problema com incisões menores, resultando em menor trauma para o corpo e a alta hospitalar mais rápida, o que significa mais segurança, menos riscos e um retorno breve às atividades do dia a dia.
Isso se dá por conta do uso de tecnologias na realização da cirurgia, garantindo mais precisão em todas as etapas do procedimento, reduzindo os danos nas estruturas corporais, como a endoscopia da coluna, por exemplo. Essa é uma das técnicas mais utilizadas para quem está com dores nas costas, como hérnia de disco, descompressão de raiz, entre outras doenças.
Como o acesso é por um endoscópio que tem menos de um centímetro de diâmetro, o corte que se faz é muito pequeno, especialmente em comparação com uma cirurgia convencional.
Principais vantagens do procedimento minimamente invasivo
A decisão por um procedimento cirúrgico deve ser baseada em informações atualizadas, sempre com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de vida ao paciente, com o menor impacto possível. Por isso, a seguir, você confere as principais vantagens de optar por técnicas menos invasivas para cirurgia nas costas.
1. Incisões menores e menor agressão aos tecidos
Por utilizarem cortes muito menores do que os das cirurgias tradicionais, as técnicas minimamente invasivas preservam músculos e estruturas ao redor da coluna.
2. Menor dor no pós-operatório
Como há menos lesão dos tecidos, o paciente geralmente sente menos dor após a cirurgia, o que reduz a necessidade do uso de analgésicos potentes.
3. Recuperação mais rápida
O paciente ganha em qualidade de vida, porque acaba ficando um tempo menor internado no hospital após a cirurgia nas costas, contribuindo para o retorno às atividades cotidianas em menor tempo.
Com a cirurgia convencional, não há esse benefício, porque o dano que se faz ao tecido é maior, requerendo mais tempo para restabelecimento total.
4. Menor risco de infecção
Os riscos de infecção são reduzidos quando as incisões são menores e o tempo de exposição das estruturas internas também é pequeno.
5. Melhor resultado estético
As cicatrizes das técnicas minimamente invasivas são discretas, devido ao tamanho reduzido das incisões.
Mas é preciso destacar que embora as técnicas mais modernas garantam o melhor resultado em relação à cicatriz, o paciente precisa adotar todos os cuidados indicados pelo profissional para assegurar que o processo de cicatrização aconteça da forma correta.
6. Sucesso do procedimento
Tanto o sucesso no procedimento, como alívio e o fim da dor são melhores quando se opta pela técnica minimamente invasiva, devido a precisão da técnica e o mínimo de dano aos tecidos na área operada.
Ainda está na dúvida? Vamos conversar
Muito prazer, sou o Dr. Thiago Soares, médico ortopedista e cirurgião da coluna. Sou formado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo) com residência médica em ortopedia e traumatologia e cirurgia da coluna vertebral pelo IOT-HCFMUSP. Além disso, sou pós-graduado em dor, pelo Hospital Sírio Libanês.
Tenho mais de 10 anos de experiência na área e milhares de horas de estudo sobre a coluna. Por isso, posso ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, medos e anseios e o quanto é possível que o paciente volte a ter uma vida normal, sem dores.
Eu sei o quanto a palavra cirurgia assusta as pessoas, mas com os métodos que são minimamente invasivos, as chances de o paciente voltar a se movimentar sem sofrimento são muito grandes. A cirurgia endoscópica da coluna permite essa recuperação rápida, garantindo eficácia e devolvendo a qualidade de vida que toda pessoa merece. Convido você a conhecer mais do meu trabalho nas minhas redes sociais e as minhas especialidades em tratamento.