Como saber se a dor nas costas é hérnia de disco?

Dor nas costas

A dor nas costas é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Só para se ter uma ideia, em 2020, cerca de 600 milhões de indivíduos foram afetados por esse problema, segundo um estudo publicado na revista “The Lancet Rheumatology” sobre a prevalência dessa patologia. 

Ou seja, a dor nas costas se tornou uma das queixas mais comuns da vida moderna, mas como saber se esse incômodo não é algo além, como uma hérnia de disco? Se você não sabe diferenciar os sintomas, convido a ficar comigo neste artigo que exploraremos juntos. 

O que é hérnia de disco? 

Antes de seguirmos para os sintomas da patologia, é preciso entender o que é a hérnia de disco. Essa condição, muito comum entre pessoas dos 30 a 60 anos de idade, ocorre quando um dos discos intervertebrais se desloca ou se rompe, comprimindo os nervos próximos. 

Os discos intervertebrais têm a função de evitar o atrito direto entre uma vértebra e outra, atuando como um amortecedor de impacto. 

Classificamos a hérnia de disco de acordo com a região em que a coluna é afetada, ou seja, pode ser na cervical, na parte torácica ou na lombar. 

Quais são as causas? 

A hérnia de disco pode ocorrer devido a vários fatores, desde a degeneração por conta da idade ou esforço físico até traumas. Vamos falar um pouco sobre eles. 

Em relação à degeneração por conta da idade, conforme envelhecemos, a nossa coluna sofre um desgaste natural que, ao longo do tempo, pode enfraquecer as camadas externas dos discos vertebrais, fazendo com que se projetem para fora, onde chamamos de hérnias. 

Ao saírem para fora, elas podem pressionar os nervos próximos ocasionando a dor nas costas. 

Outro fator causador da hérnia de disco são movimentos que causam carga excessiva. Exercícios físicos repetitivos como levantar objetos pesados ou praticar certos esportes que colocam uma carga excessiva nas vértebras, podem contribuir para o enfraquecimento dos discos e, com isso, se repete o que citamos acima. 

Já as lesões traumáticas que podem ser ocasionadas com quedas ou acidentes, são grandes causadores da hérnia de disco, por conta da força extrema que esses impactos colocam sobre a coluna vertebral. 

Como saber se sua dor nas costas é uma hérnia de disco? 

Quando a pessoa está com uma hérnia de disco a dor nas costas se torna muito intensa, irradiando para outras partes do corpo, além de formigamento, fraqueza muscular e, dependendo do caso, limitação de movimentos. 

Mas como explicamos anteriormente, a hérnia pode afetar a região cervical, lombar ou torácica. Em cada uma delas, os sintomas tendem a variar. Veja: 

Região cervical 

Os sintomas para quem sofre com hérnia de disco na região cervical são dores na parte superior das costas que são irradiadas para os ombros ou braços. 

É comum que as pessoas sintam uma sensação de dormência ou formigamento nessas partes do corpo que citamos, além da diminuição da força em um dos braços.

Apresentar dores ao movimentar o pescoço também está entre os sintomas de quem sofre com hérnia de disco cervical.

Região lombar 

Já quando a hérnia afeta a região lombar, os principais sintomas são dor intensa na parte inferior das costas, na região do nervo ciático. Essa dor pode ser irradiada da lombar para a nádega, coxa, perna e calcanhar. 

É comum quem sofre com dor nessa região a sensação de dormência e/ou formigamento na perna, bem como sentir cãibras, além de fraqueza na perna e no pé. 

Região torácica 

Já a hérnia de disco torácica vai provocar dor na parte central da coluna que pode irradiar para as costelas. Por isso, a pessoa acaba sentindo dores ao respirar ou fazer movimentos com o tronco. 

É comum também que a pessoa nesta condição sinta formigamento na região das costelas e nas pernas, bom como dormência e sensação de queimação nessa parte do corpo. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar fraqueza na perna e no pé. 

Embora os sintomas sejam fortes indicadores, nada como a consulta com um médico ortopedista especialista em coluna para dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. 

Portanto, em qualquer situação que esteja enfrentando alguns desses desconfortos, busque orientação de um profissional. 

Como tratar a dor nas costas por hérnia de disco?

Muitas dessas condições são controladas com tratamentos conservadores como a fisioterapia, exercícios e medicamentos, mas em casos mais persistentes ou de maior comprometimento estrutural, existem procedimentos modernos que oferecem ótimos resultados. 

Hoje, técnicas como a infiltração guiada por imagem, que alivia a dor e a inflamação de forma precisa, e a cirurgia endoscópica da coluna, minimamente invasiva, permitem uma recuperação rápida e com excelente eficácia, devolvendo qualidade de vida ao indivíduo. 

Tratamentos como os que realizamos na minha clínica de ortopedia. Sou Dr. Thiago Soares, médico ortopedista e cirurgião da coluna. 

Sou formado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo) com residência médica em ortopedia e traumatologia e cirurgia da coluna vertebral pelo IOT-HCFMUSP. Além disso, sou pós-graduado em dor, pelo Hospital Sírio Libanês. 

Atualmente faço parte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Sociedade Brasileira de Coluna. 

Tenho mais de 10 anos de experiência e mais de 30.000 horas de estudo sobre a coluna. Por isso, tenho convicção em afirmar que cirurgia endoscópica é a solução mais moderna e eficaz para o tratamento da hérnia de disco. Ela permite uma recuperação rápida, devolvendo a qualidade de vida ao paciente com brevidade. 

Afinal, sei o quanto assusta quando falamos de cirurgia na coluna, mas como prezo por um atendimento atencioso, acolhedor e sempre com o foco em aliviar a dor e promover o bem-estar de forma segura, na consulta mostro ao paciente que com esses métodos é possível voltar a ter os movimentos do corpo sem dores, sem traumas e de uma forma muito rápida. 

Quer conhecer mais o meu trabalho? Convido você a conhecer a visitar minhas redes sociais e as minhas especialidades em tratamento

Chega de sentir dores. Agende sua consulta!

categorias e tags

Quem leu este post leu também :)

Hérnia de disco: o passo a passo da consulta à recuperação

A hérnia de disco é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo....